Quais são os riscos da anestesia

A anestesia é a parte mais delicada de uma cirurgia?

Todo e qualquer procedimento cirúrgico envolve um certo risco. Mas é bom ressaltar que este é diretamente proporcional ao estado clínico de cada um. Por isso é importantíssimo o anestesiologista fazer uma entrevista minuciosa com o paciente antes da cirurgia.

E se o paciente não souber que é alérgico a algum medicamento?

Isso pode acontecer. Se houver alguma reação durante a cirurgia, o anestesista deverá perceber a tempo e administrar os medicamentos adequados.

Quais os tipos de anestesia indicados para cirurgia plástica?

Os mesmos que para qualquer outra intervenção. Ou seja, anestesia local ( simples ou com sedação ), peridural, raqui e geral. A local costuma ser utilizada para procedimentos mais simples e rápidos e é aplicada próxima à região a ser trabalhada. A peridural pode ser injetada em qualquer altura da coluna vertebral e bloqueia a sensação de dor da altura da aplicação para baixo.

A geral não é muito arriscada?

A anestesia geral é hoje muito segura, através de equipamentos moderníssimos que captam qualquer alteração.

Existem anestesias específicas para determinadas operações plásticas?

Não há uma lista que apresente as melhores indicações, como a local com sedação para cirurgia de nariz. Cada caso é estudado de maneira diferente, sempre levando em conta o tipo de intervenção, o perfil do indivíduo e o tempo estimado do procedimento. A equipe médica tem a liberdade de optar por diferentes métodos.

Como a pessoa deve se preparar para a intervenção?

É sempre recomendado que permaneça em jejum total por oito a dez horas corridas anteriores à cirurgia, para evitar náuseas e vômitos durante e depois do procedimento cirurgico.

É inevitável sentir muita dor no pós – operatório?

Depende do tipo da cirurgia plástica e da sensibilidade de cada um. Geralmente, a lipoaspiração incomoda mais que a operação de orelha em abano. E a cirurgia de abdômen importuna mais que uma de seios. Em todos os casos, para evitar sofrimento, os médicos prescrevem o uso de medicamentos analgésicos, antinflamatórios ou antibióticos.

O que garante uma intervenção tranqüila e segura?

Os exames pré – operatórios, laboratoriais e clínicos informam ao cirurgião as condições gerais do paciente. Aparelhagem cirurgica adequada transmitem tranquilamente ao anestesista e ao cirurgião minimizando os riscos cirúrgicos. O seu cirurgião referendado pela SBCP, deverá estabelecer com você uma relação de confiança, esclarecendo todas as suas dúvidas, deixando-o seguro.